AOF - Augusto de Oliveira Ferreira & Ca.

Arquitectura, Conservação e Restauro, Construção Civil, Consultoria, Engenharia

Apresentação e missão

A AOF é uma empresa familiar com mais de meio século de atividade. Desde a sua fundação é especializada na reabilitação, conservação e restauro do património construído, estando ligada a intervenções em alguns dos imóveis mais emblemáticos de Portugal. A AOF dispõe de pessoal especializado nas várias áreas de conservação e restauro (C&R), recorrendo à utilização dos métodos e materiais tradicionais, aliados aos novos materiais e tecnologias.

Principais áreas de intervenção:

- Execução e reabilitação de coberturas de edifícios;

- Execução e reabilitação de estruturas de madeira;

- Reforço de estruturas tradicionais, como pedra, madeira, ferro, entre outras;

- C&R de alvenarias de pedra;

- Execução de carpintarias, como caixilharias mobiliário;

- Reabilitação e restauro de elementos em madeira;

- Reabilitação, Conservação e Restauro de temos em madeira, como masseira, abóbadas, etc;

- Serralharia artística;

- Execução e C&R de estruturas de ferro, caixilharias e elementos decorativos, como portões decorativos em ferro, pérgolas, candeeiros, colunas, etc;

- Execução e C&R de estuques tradicionais;

- C&R de pedra em património;

- C&R de pintura mural;

- C&R de pintura de cavalete;

- C&R de metais;

- Serviço de entalhador;

- Douramentos.

Principais clientes:

DGPC / Direções Regionais de Cultura / Ministérios / Dioceses de Braga, Porto, Viseu, Santarém, Beja / Conferência Episcopal Portuguesa / Misericórdia / Universidade do Porto, Minho, Coimbra / Rota do Românico / Associação Comercial do Porto / Municípios de Braga, Cabeceiras de Basto, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Abrantes, Mealhada, Óbidos, / Religiosas Dominicanas Irlandesas /caves Poças Júnior / /OASRN (Ordem dos Arquitetos Secção regional do Norte) / APOR.

É uma empresa certificada pela norma ISO 9001. É sócia fundadora do GECoRPA - Grémio do Património.

Obras mais relevantes:

Filipe Ferreira concluiu o curso de Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1982. Defendeu tese de mestrado sobre o tema “Caracterização da Ação da Água em Edifícios de Pedra”, na Universidade do Minho (UM) em 2004. Foi assistente convidado da Universidade do Minho (UM) entre 1992 e 2009, nas licenciaturas em Engenharia Civil e Arquitetura e da Escola Superior Gallaecia (ESG), na licenciatura em Arquitetura, entre 2009 e 2012. Iniciou em 2012, o doutoramento em Arquitetura, em Património Arquitetónico, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). É membro da direção do GECoRPA – Grémio do Património. É membro individual da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS (International Council on Monuments and Sites). É membro individual SPEHC – Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção. É administrador da empresa AOF, que se dedica à reabilitação e Conservação e Restauro do Património, estando ligado a diversas intervenções, nomeadamente a Torre da Universidade de Coimbra, Mosteiros da Batalha e Alcobaça, Sé Catedral, Casa de Serralves, e Palácio da Bolsa, no Porto, Sé Catedral do Porto e Santarém, a sede da Ordem dos Arquitetos e Convento de Cristo, em Tomar.