Atelier Bugio . João Favila Menezes

Arquitectura

Apresentação e missão

João Favila Menezes nasceu em Coimbra em 1966.
Arquitecto pela FAUTL em 1992 é, desde 1998, sócio e Arquitecto Coordenador do Atelier Bugio, em Lisboa.
Recebeu o prémio anual de recuperação da Associação Portuguesa de Municípios e Centros Históricos pela recuperação e reconversão em restaurante do Forte da N.ª Sr.ª da Conceição no Funchal, em 1997 e o prémio municipal de Arquitectura da cidade do Funchal, em 1998, com o projecto da Estalagem da Quinta da Casa Branca.
Foi professor convidado da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Évora, entre 2006 a 2012. Em 2015, retomou a sua actividade académica, leccionando na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa até ao momento.
Actualmente desenvolve diversos projectos na área da reabilitação, tais como a recuperação de uma habitação na zona histórica do Castelo e a reconversão em unidade hoteleira do Palácio da Rosa, ambos em Lisboa.
João Favila encontra-se a desenvolver também um conjunto de três percursos assistidos por meios mecânicos relativos ao Plano de Acessibilidade Suave e Assistida à Colina do Castelo. Recentemente integrou o Gabinete da Cidade, um novo projecto promovido pela Câmara Municipal do Funchal, cujo objectivo consiste na reabilitação / regeneração da cidade.

Obras mais relevantes:

  • Estalagem Quinta da Casa Branca
  • Hotel do Porto Santo - SPA
  • Casa Maria Borges
  • Casa Largo Santa Cruz do Castelo