Ilya Semionoff Unipessoal

Arquitectura, Consultoria

Apresentação e missão

Ilya Semionoff Arquitetos é um estúdio de arquitetura especializado em consultoria e projetos para a renovação e desenvolvimento de edifícios e locais históricos. Liderado pelo arquiteto francês Ilya Semionoff, temos ganho prémios pelos nossos projetos desde 1998.

Intervir no património significa respeitar a identidade do edificado, conhecer a sua história, estudar a sua evolução, perceber as suas falhas, criar um conceito e propor um novo uso. Acreditamos serem estas as linhas mestras para remodelar em consciência e potencializar a reabilitação do existente em moldes qualitativos. Após um estudo pormenorizado do existente e uma análise de todas as patologias do edificado, elaboramos o programa funcional do projeto de arquitetura considerando o potencial espacial e histórico do imóvel. A aplicação de soluções arquitetónicas adaptadas permitem valorizar o projeto a partir do bom aproveitamento de todas as estruturas encontradas.

O edifício público assume uma grande importância, uma vez que é o reflexo da evolução da sociedade e fruto das suas capacidades técnicas e inovações estéticas. Pensado para servir, o edifício público dá o exemplo a todos: ele é ponto de referência e ponto de encontro, espaço de convivência e de permuta entra todos os cidadãos. Deve ser encarado como um espaço de inovação e a montra do que poderá ser um edifício pensado para responder às complexas questões da nossa sociedade atual.

O respeito pela envolvente é uma premissa fundamental nas nossas intervenções: através de um conceito arquitetónico humano, sustentável e evolutivo, procuramos o equilíbrio entre o indivíduo e a sociedade atual. Trata-se de promover um método de conceção arquitetónico elaborado a partir do modo de viver do homem. A habitação é vista como uma segunda pele que é inserida no contexto do lugar e interage com o meio envolvente, pelo que deverá ser autossuficiente e sustentável.

Obras mais relevantes:

Ao longo dos últimos anos temos vindo a realizar dezenas de obras de reabilitação e remodelação de prédios em bairros históricos de Lisboa que contribuem de forma significativa para a valorização da cidade. Trata-se de intervenções em edifícios que apresentam diferentes estilos de arquitetura e diversos tipos de construção. Relativos a épocas distintas, os edifícios intervencionados detêm um valor histórico e cultural que procuramos preservar e valorizar.

Destacamos uma intervenção que decorreu em pleno Chiado, um dos bairros mais emblemáticos e tradicionais de Lisboa. O edifício alvo de intervenção tem uma estrutura de alvenaria tipo gaioleiro, que define um tipo de construção que se generalizou em Lisboa entre meados do século XIX e o princípio do segundo quartel do século XX e se carateriza por um menor rigor construtivo comparativamente ao edificado do pós-terramoto de 1755 - a denominação de gaioleiro traduz a simplificação dos sistemas estruturais e construtivos da gaiola original. Em estado de degradação devido à ausência de intervenções, o edifício apresenta ornamentos originais, como tetos em gesso e caixilharias, que a intervenção procurou valorizar: pretendeu-se que a intervenção respeitasse a arquitetura do edifício. O projeto de arquitetura contemplou também a reorganização dos espaços, no sentido de os tornar mais amplos e com uma maior incidência de luz natural, e a projeção dos requisitos de conforto necessários à vivência atual. Tendo como premissa a sustentabilidade, a intervenção privilegiou a utilização de materiais originais pouco transformados como a pedra natural, as madeiras e a cal aérea.