A Rede dos Construtores de Lisboa é uma plataforma digital que abre espaço a todos os agentes do sector da construção — projectistas, técnicos, construtores e outros especialistas —, com o objectivo de estimular a reflexão sobre a reabilitação, dos pontos de vista de quem projecta e de quem executa, contribuindo para uma discussão alargada sobre as práticas da construção, e em especial da reabilitação da cidade de Lisboa.
A Rede dos Construtores de Lisboa reflete sobre o actual processo de transformação da cidade partir do mapeamento das obras de reabilitação em curso, e do contacto com os seus diversos intervenientes nas áreas de Arqueologia, Arquitectura, Conservação e Restauro, Construção Civil, Engenharia e Topografia.
Num momento que se inicia pós crise financeira de 2008, a Rede dos Construtores de Lisboa uma infografia do momento actual (2013-2018) revelando, sem imagens, uma determinada “cultura da construção” a partir de uma investigação sobre os modos de produção e as obras produzidas em Lisboa.
A Rede dos Construtores de Lisboa é uma plataforma de discussão sobre a ‘cultura da construção’ que toma forma em Lisboa, procurando novos caminhos através do conhecimento situado de projectistas, técnicos, investigadores, políticos, juristas, construtores e outros profissionais do sector.
Uma obra de reabilitação é: uma questão económica, pois é uma escolha da afectação de recursos; uma questão ambiental porque classifica a obsolescência dos materiais e a sua eventual reutilização; e uma questão ética profissional, na medida em que ajuíza o estado de conservação dos edifícios no sentido de responder a um programa, cumprindo recomendações construtivas, funcionais, de salubridade e de segurança. Todas elas, sustentadas na necessidade de modernização e em padrões de desempenho veiculados pela legislação.
A Rede dos Construtores de Lisboa defende a integração da economia circular na ponderação do ciclo de vida dos edifícios e do habitat urbano, tendo em conta o impacto da construção para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030; acompanha o desenvolvimento de estratégias de investigação e de inovação da Plataforma Tecnológica Europeia da Construção; e acompanha as questões da habitação através da Nova Agenda do Habitat para cidades justas, seguras, acessíveis, inclusivas, resilientes e sustentáveis.
A Rede dos Construtores de Lisboa mapeou as obras em curso em Lisboa e construiu uma base de dados tratados a partir de um trabalho de campo realizado entre Novembro de 2017 a Novembro de 2018, apoiado em dados qualitativos e quantitativos do Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC) e do Instituto Nacional de Estatística (INE).